ILLINOIS TOOL WORKS INC.
DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DE MINERAIS
DE ZONAS DE CONFLITO

Adotamos esta política de minerais de zonas de conflito em atendimento e em linha com nossas obrigações de conformidade à Regra de Minerais de Zonas de Conflito dos EUA e como parte de nosso compromisso com o fornecimento responsável. De acordo com essa Regra, “minerais de zonas de conflito” são estanho, tântalo, tungstênioe ouro(juntos, conhecidos como “3TG”), que se derivam de cassiterita, columbita-tantalita e volframita, independentemente do local de procedência, processamento ou venda. O objetivo da Regra de Minerais de Zonas de Conflito é lidar com a violência e a violação de direitos humanos na mineração desses minérios de regiões de uma área descrita como “Países Cobertos”, o que significa a República Democrata do Congo (RDC) e países vizinhos. A Regra de Minerais de Zonas de Conflito se aplica a fabricantes, como a Illinois Tool Works Inc., que submetem relatórios periódicos junto à Comissão de Valores Mobiliários (“SEC”) dos EUA e que fabricam ou contratam a fabricação de produtos contendo 3TG que sejam “necessários para a funcionalidade ou produção” desses produtos.

Política da Illinois Tool Works:

A Illinois Tool Worksapoia os objetivos pretendidos pela Regra de Minerais de Zonas de Conflito. Além disso, não adquirimos conscientemente qualquer 3TG que se origine dos Países Cobertos, a menos que sejam processados por fundições ou refinarias certificadas ou em vias de serem certificadas como “livres de conflitos”.

Nossos processos e esforços de investigação estão em conformidade com as partes relevantes da estrutura de investigação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (“OECD”), reconhecida internacionalmente, para cadeias de suprimento responsáveis de minerais de áreas afetadas por conflitos e de alto risco (CAHRAs). Consistente com o supracitado e com a Regra de Minerais de Zonas de Conflito, solicitamos que nossos fornecedores realizem investigações razoáveis de suas cadeias de suprimento para determinar o local de onde o 3TG estão sendo obtidos e se a fundição ou refinaria foi certificada por um terceiro independente como “livre de conflitos”.

Essas solicitações são apoiadas pelo Código de Conduta para Fornecedorese pelos Termos e Condições de Comprada Illinois Tool Works, que exigem que nossos fornecedores realizem as próprias investigações e forneçam documentos por escrito que comprovem que produtos contendo 3TG usados na fabricação de nossos produtos se originam fora dos Países Cobertos ou,se procedentes dos Países Cobertos, de que as minas ou fundições sejam certificadas como “livres de conflito” por um terceiro independente.

Se descobrirmos que produtos adquiridos por nós contêm 3TG de Países Cobertos que foram processados por instalações não certificadas por terceiros ou que estejam no processo de certificação, tomaremos medidas para fazer a transição do produto para outras fundições ou refinarias que estejam em conformidade com esta política. Não temos a intenção de embargar 3TG obtidos de forma responsável dos Países Cobertos (pois fazer isso pode ser prejudicial para as economias e populações legítimas desses países). Portanto, os fornecedores devem continuar a apoiar fundições certificadasnos Países Cobertos e tomar medidas semelhantes em suas cadeias de suprimento.

As informações fornecidas por fornecedores da Illinois Tool Works são usadas para realizar nossas investigações. Além de avaliar os relatórios de fornecedores para determinar se estão completos e consistentes, comparamos as listas de fundições e refinarias apresentadas por nossos fornecedores com a lista da Iniciativa Mineral Responsável de fundições e refinarias em conformidade para determinar quais instalações são certificadas por terceiros ou estão no processo de certificação. As informações apresentadas por nossos fornecedores são usadas como subsídios em nossas avaliações de risco e atividades de mitigação de riscos, bem como no desenvolvimento do Relatório e Formulário de Minerais de Zonas de Conflito da Illinois Tool Works protocolado anualmente junto à SEC e publicado no site da instituição.

A Illinois Tool Works também mantém um sistema de denúncias por telefone ou on-line (Linha de Ajuda), que oferece a qualquer parte interessada um mecanismo de denúncia confidencial por meio do qual é possível comunicar problemas e preocupações relativos à cadeia de suprimento da Illinois Tool Works, incluindo problemas e preocupações relacionados a minerais de zonas de conflito.

Scott Santi
Presidente e CEO

v.022019