Declaração da ITW sobre Escravidão Moderna
e Tráfico de Pessoas

Esta Declaração se refere ao ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2018. Ela descreve as atividades da Illinois Tool Works Inc. e suas subsidiárias consolidadas (“Empresa”, “ITW”, “nós”, “nos” e “nosso”) que visam eliminar de seus negócios e de suas cadeias de fornecimento a escravidão e o tráfico de pessoas.

 Visão geral

A ITW reconhece que nosso impacto vai muito além de nossas portas. Para maximizar nosso impacto positivo neste mundo compartilhado, estamos comprometidos em promover a responsabilidade em toda a nossa cadeia de valor, por meio do impacto de nossos produtos, bem como através da nossa rede global de fornecedores.

A Empresa é a fabricante global de uma ampla variedade de produtos industriais e equipamentos e conta com 87 divisões em 55 países. A cultura da ITW é um dos principais motores da nossa estratégia corporativa e engloba nossos Valores Essenciais de Integridade, Respeito, Confiança, Risco Compartilhado e Simplicidade. Nossos Valores Essenciais, difundidos na Empresa inteira, exigem os mais altos padrões éticos nas interações com todas as partes interessadas.

Elaboramos esta Declaração de forma combinada, para cumprir tanto a Lei da Califórnia para Transparência em Cadeias de Fornecimento quanto a Lei da Escravidão Moderna do Reino Unido. Ela também se aplica a toda a nossa empresa, porque nossos Valores Essenciais, Declaração de Princípios de Conduta, Código de Conduta para Fornecedores, Expectativas para Fornecedores e Declaração da Política de Minerais de Zonas de Conflito proporcionam em conjunto a estrutura de conformidade completa relacionada à escravidão e ao tráfico de pessoas em toda a nossa empresa. No entanto, nem todas as entidades que fazem parte da Empresa estão sujeitas à Lei da Califórnia para Transparência em Cadeias de Fornecimento ou à Lei da Escravidão Moderna do Reino Unido.

Acreditamos que os riscos da escravidão e do tráfico de pessoas em nossos negócios são remotos, dada à natureza de nossos negócios e da nossa força de trabalho, juntamente com nossas políticas e procedimentos internos. Nos casos em que identificamos riscos inerentes aos fornecedores, conforme discutido abaixo, estabelecemos procedimentos para mitigar os riscos da escravidão e do tráfico de pessoas em nossas cadeias de fornecimento para produtos adquiridos desses fornecedores.

Sempre que possível, procuramos manter relacionamentos de longo prazo com fornecedores locais, para nos ajudar a obter fontes mais responsáveis e reduzir o risco de contratarmos fornecedores antiéticos.

Códigos de Conduta

A Declaração de Princípios de Conduta da ITW determina o respeito aos direitos humanos no mundo inteiro, incluindo às leis ambientais, de saúde e segurança que protegem o bem-estar dos funcionários e às leis contra a escravidão, tráfico de pessoas e trabalho infantil. A Declaração de Princípios de Conduta da ITW se aplica a todos os nossos funcionários e operações comerciais internas.

Além disso, a ITW tem um Código de Conduta para Fornecedores que obriga que nossos fornecedores mantenham os mesmos padrões de conduta estabelecidos em nossa Declaração de Princípios de Conduta; proíbe especificamente que nossos fornecedores empreguem trabalhadores com idade inferior à idade mínima de trabalho e que a Illinois Tool Works, Inc. utilize fornecedores que sabidamente sejam associados ao tráfico de pessoas. O Código de Conduta para Fornecedores também exige que nossos fornecedores envidem os melhores esforços para garantir que os fornecedores deles respeitem nossas políticas. Esperamos que nossos fornecedores respeitem o Código de Conduta para Fornecedores e não fazemos negócios voluntariamente com fornecedores que violem leis de proteção de direitos humanos ou de saúde e segurança do trabalho.

Nós também publicamos as nossas Expectativas para Fornecedores. Entre outros requisitos, as nossas Expectativas para Fornecedores indicam que esperamos que eles cumpram todas as leis e regulamentos aplicáveis no mundo inteiro, incluindo aqueles relativos aos direitos humanos e às leis contra a escravidão, tráfico de pessoas e trabalho infantil.

Medidas para mitigar o risco da escravidão e do tráfico de pessoas

Nós realizamos as atividades descritas abaixo para mitigar o risco da escravidão e do tráfico de pessoas em nossas cadeias de fornecimento.

De acordo com a nossa estrutura operacional descentralizada, nossas unidades de negócios são responsáveis por verificar, avaliar e tratar dos riscos da escravidão e tráfico de pessoas em suas cadeias de fornecimento, baseando-se nos próprios negócios e perfis de risco. Reconhecendo os diferentes perfis de risco de nossos negócios, optamos por não adotar uma abordagem prescritiva para essa área de conformidade, pois acreditamos que permitir que cada empresa adote uma abordagem criteriosa e individualizada para lidar com o risco de escravidão e tráfico de pessoas é mais eficaz do que uma abordagem prescritiva. Também esperamos que nossas unidades de negócios operem de acordo com nossos Valores Essenciais, com a Declaração de Princípios de Conduta da ITW, com o Código de Conduta para Fornecedores, com nossas Expectativas para Fornecedores e outras políticas e expectativas da ITW. Além disso, conforme descrito abaixo em “Responsabilidade interna e Treinamento”, em 2018 exigimos que, além de nossa equipe global de contratação, um grupo maior de funcionários passasse por um treinamento aprofundado sobre escravidão, destinado a reduzir o risco da escravidão em nossa cadeia de fornecimento e planejamos fazer o mesmo periodicamente daqui para frente.

Avaliações de riscos e de fornecedores; Verificação da cadeia de fornecimento. As nossas unidades de negócios avaliam fornecedores potenciais durante a seleção de fornecedores e periodicamente a partir de então, com base nos negócios e perfis de risco deles e no papel que eles têm em nossa cadeia de fornecimento. A avaliação pode incluir etapas para avaliar os riscos da escravidão e do tráfico de pessoas. As medidas tomadas para avaliar os riscos da escravidão e do tráfico de pessoas normalmente incluem uma solicitação para que os fornecedores preencham um questionário sobre a capacidade deles e solicitando outras informações relativas à gestão da empresa fornecedora.

A ITW também pesquisa a comercialização feita por nossos fornecedores de minerais oriundos de regiões de conflito, realiza pesquisas internas relacionadas ao risco da escravidão e do tráfico de pessoas usando recursos do Governo dos EUA e de ONGs e participa de grupos setoriais, associando-se também a outros agentes interessados. Como parte do nosso processo de avaliação de risco de fornecedores, também usamos uma lista de verificação de risco da cadeia de fornecimento para fornecedores, que nos ajuda a identificar fornecedores com maiores riscos para a escravidão e o tráfico de pessoas. Além disso, conforme exposto abaixo, exigimos certificações dos fornecedores de alto risco.

Auditorias. Antes de fechar negócios com um fornecedor, a equipe da ITW pode fazer uma visita às instalações do fornecedor para confirmar a capacidade geral dele e avaliar o risco geral que ele possa representar. Além disso, após o início dos negócios com um fornecedor, a equipe da ITW poderá realizar visitas periódicas às instalações do fornecedor. Embora o objetivo específico das visitas não seja o de avaliar o risco da escravidão e do tráfico de pessoas, a conformidade com as normas corporativas da Illinois Tool Works, Inc. para escravidão e tráfico de pessoas nas cadeias de fornecimento está prevista na avaliação geral do fornecedor, e acreditamos que as visitas às instalações do fornecedor pelo pessoal da ITW desencorajem condições de trabalho abusivas.

Condições contratuais. Alguns de nossos Termos e Condições de Compra padrão determinam que os fornecedores diretos devem cumprir todas as leis aplicáveis contra a escravidão, tráfico de pessoas e trabalho infantil. Os Termos e Condições de Compra também exigem que os fornecedores diretos cumpram o nosso Código de Conduta para Fornecedores.

Certificações de fornecedores. Nós avaliamos os produtos que compramos à luz da Lista de Mercadorias Produzidas por Trabalho Infantil ou Trabalho Forçado, elaborada pelo Departamento do Trabalho dos EUA para países e indústrias propensas à escravidão moderna, para ajudar a identificar fornecedores de alto risco que a ITW possa contratar. Com base nessa avaliação, nós fornecemos orientações específicas sobre o nosso Código de Conduta para Fornecedores para os possíveis fornecedores de alto risco identificados e pedimos a eles que assinem uma declaração de que estão cientes e cumprem nosso Código de Conduta para Fornecedores, incluindo as disposições sobre escravidão e tráfico de pessoas. Já obtivemos um certificado de conformidade de 100% desses fornecedores identificados como de alto risco.

Nós pretendemos exigir a revalidação anual dos certificados de todos esses fornecedores de alto risco. Além disso, exigimos que fornecedores importantes que nos vendem produtos que contenham os chamados “minerais de conflitos” certifiquem a origem mineral para determinar se tais minerais podem estar contribuindo com conflitos na África Central. Esses certificados visam, em parte, ajudar a identificar e mitigar os riscos da escravidão, tráfico de pessoas, trabalho infantil e outras violações de direitos humanos.

Mecanismo de reclamações. A Empresa mantém uma linha confidencial para denúncia, por meio da qual todos os funcionários, fornecedores e outros terceirizados podem relatar falhas de conformidade por parte de funcionários, fornecedores ou contratados, inclusive em relação à escravidão e ao tráfico de pessoas. As informações de contato com a nossa linha de denúncia se encontram em http://www.itwhelpline.ethicspoint.com.

Responsabilidade interna e Treinamento

Equipe de Conformidade. Em nível corporativo, temos um Comitê de Contratação Responsável, que se reúne regularmente para discutir direitos humanos e outros tópicos relacionados à contratação responsável. Os funcionários de nossas unidades de negócios descentralizadas também participam dos esforços de conformidade e são responsáveis por garantir que estejam contratando de maneira adequada, considerando inclusive os riscos relacionados ao tráfico de pessoas na cadeia de fornecimento.

Treinamento e gestão de conhecimento. Nossa equipe de contratação é treinada para tratar de todas as expectativas relacionadas aos fornecedores, incluindo a exigência de agir com ética e de acordo com o nosso Código de Conduta para Fornecedores. Além disso, aprimoramos e ampliamos o treinamento sobre escravidão moderna e tráfico de pessoas e agora exigimos que praticamente todos os funcionários do mundo inteiro que trabalhem com fornecedores e clientes com demandas de “minerais de conflitos”, além do nosso Comitê de Contratação Responsável, passem por um treinamento específico sobre escravidão moderna, com o objetivo de conscientizar e exemplificar boas práticas, particularmente no que diz respeito à mitigação de riscos dentro de nossas cadeias de fornecimento de produtos, e permitir que nossos profissionais que fazem a contratação reconheçam os sinais de escravidão e tráfico de pessoas e ajam para interromper relações com fornecedores envolvidos nessas atividades. Nós também mantemos um site interno que contém esse treinamento e outros materiais a respeito.

Certificações de funcionários. Exige-se que os funcionários apresentem periodicamente certificações relativas à conformidade com a Declaração dos Princípios de Conduta da ITW. Além disso, o nosso treinamento contra a escravidão moderna já mencionado exigirá que os grupos de funcionários descritos acima apresentem certificações periódicas de conformidade.

Para mais informações sobre a nossa abordagem em relação à responsabilidade social corporativa, veja o nosso Relatório de Responsabilidade Social Corporativa, que está disponível em https://www.itw.com/social-responsibility/.

Somente para fins de conformidade com a Lei da Escravidão Moderna do Reino Unido, esta Declaração foi aprovada pela Diretoria da ITW Limited e assinada por um diretor da entidade.

Giles Hudson, Diretor
19 de março de 2019